(21)99125-6012

ÁREA DE ATUAÇÃO

Nosso foco na comunidade resiliente e sustentável

"O que nos salva é dar um passo e outro ainda" (Antoine de Saint-Exupéry).

O nosso bairro é reflexo do que fazemos nele. Para além das palavras, estamos cuidando do nosso lugar com as práticas que promovem equidade de alocação de recurso, qualidade de vida e bem-estar. Esse cuidado está atrelado à atuação do grupo JSBS desde 2013.



O nosso desejo de tornar o Jardim Sulacap mais resiliente e sustentável deixou de ser uma bela imaginação quando saiu do papel.


PESQUISA, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO COMUNITÁRIA 

O que torna belo o bairro, é que ele é cheio de oportunidades, que nem todos enxergam.

Ao realizar pesquisas, identificamos as oportunidades disfarçadas de desafios e os temas que escolhemos trabalhar.

Fazemos perguntas para ter informações confiáveis na caminhada. Buscamos nas memórias, nos livros, nas experiências dos outros, observamos e refletimos sobre os fatos. Identificamos as necessidades coletivas prioritárias para, em seguida, propor ações e projetos comunitáriosSeja investindo em história local, jardim, horta comunitária, floresta, reciclagem de resíduos ou em eventos culturais, nós estamos criando coisas que atendem as necessidades da comunidade.


HISTÓRIA DO  JARDIM SULACAP

"Quando a gente anda sempre em frente, não pode ir muito longe..." (Antoine de Saint-Exupéry).
Produzimos e compartilhamos a história  local. Sabemos que a história do bairro é uma questão básica e fundamental de uma boa gestão comunitária. Às vezes para recomeçar é preciso voltar atrás.


Ao divulgar a história no blog, contribuímos para democratização das informações para públicos diversos.  Acesse.


AGRICULTURA SUSTENTÁVEL 
Recuperamos um hábito antigo de cultivar horta, pomar e jardim de quando a região era parte do sertão carioca chamado Fazenda dos Afonsos. Com esses elementos bioculturais, recuperamos um espaço público degradado por lixo, entulho e com resíduos de escavações.


Hoje, mantemos o espaço rural da Praça Quincas Borba mais verde, mais limpo, inclusivo, produtivo com alimentos orgânicos e de tal modo melhoramos as condições de vida das pessoas, plantas e bichos.
Bebedouro criado para os animais.



FLORESTA DE ALIMENTOS
Buscamos manter agrofloresta em pé. Reimaginamos o nosso bairro com árvores frutíferas em diversos espaços, onde é possível tê-las.

Fazemos parte do esforço de plantios de árvores, que busca encantar os olhos, tornar o bairro mais resiliente (capaz de encarar crises e evitar futuros difíceis).
A Praça Quincas Borba abriga um tesouro com diversas espécies de árvores e animais silvestres, colaborando  para um modo de vida conectado com a natureza. Além dos canteiros da horta e dos jardins, a floresta de alimentos também contribui para o verde urbano, tendo ainda papel importante no aumento da resiliência.


APROVEITAMENTO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS
Folhas, gramas, folhas viram cobertura para o solo e adubo orgânico.


Óleo de cozinha também é  coletado e gera pequena renda para ajudar manter o espaço comunitário. Assim, também minimizamos impactos ambientais negativos.


EVENTOS CULTURAIS REVIGORANTES 
Se não for divertido, não  é sustentável.

Junina, 22 de junho 2019.

Nos divertimos juntos, comemoramos a diferença que estamos fazendo no planeta, o nosso progresso, valorizamos a contribuição de cada pessoa e um simples resultado de um mutirão de limpeza vira uma festa!
 
Almoço na horta, 30 março 2019.
A Festa Junina e a Festa da Primavera são dois eventos que aproveitamos para  mostrar que o nosso movimento que busca tornar o bairro melhor deve ser sentido como uma festa, como era feito no passado.


Sim, no trabalho de tornar o bairro melhor, importa nos livrar das carrancas e trazer expressões mais leves. Saiba mais.

AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO 
"Conhecer não é demonstrar nem explicar, é aceder à visão" (Antoine de Saint-Exupéry).

Alunos do Ciep Aracy de  Almeida, 2016.

Contação de histórias, contato com pessoas que fazem a diferença na vida comunitária, desenhos, brinquedos, brincadeiras e plantios de mudas são algumas ações de sensibilização.

Primavera de 2016.


Crianças da Pastoral da Criança da Mallet, 2019.

Além  de hortaliças e árvores, plantamos tecnologias, como irrigação por gotejamento, tanque para irrigação integrado com criação de peixes, biofiltro para  filtragem e reciclagem da água e painel solar para bombear água para irrigação.

Tudo isso comprova que a Praça é um elemento humanizador e agregador que permite que  as pessoas vejam, enxerguem, sintam, aprendam, se envolvam e se conectem aos outros, ao mundo natural e a algo histórico e emocionante! Saiba mais



ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" (Antoine de Saint-Exupéry).


A comunidade está no coração das nossas ações. Convidamos as pessoas a deixarem-se envolver. Desde de 2013 mostramos o quanto a comunidade é importante para nós, o quanto ela mora no coração das nossas ações.

Diversidade cultural
Para garantir que o nosso grupo seja tão diverso quanto inclusivo e tenhamos  sucesso na construção da resiliência, ouvimos atentos para entender as pessoas; buscamos satisfazer as necessidades; temos construído pontes de inclusão, usando linguagem não violenta e outros recursos; realizamos eventos comunitários que mescla pessoas de diversos segmentos; criamos espaços de vivências e convivências; resgatamos e estamos criando a história local. Diante as tentativas de homogeneização, essa diversidade tem definido a nossa identidade cultural - somos carioca sulacapense!

Satisfazendo as necessidades prioritárias 
Enxergamos a identidade cultural, 'lemos' o bairro para descobrir as suas características e as necessidades prioritárias para, em seguida, criarmos ações e projetos de interesse comum.

Criamos pontes de inclusão, barreiras não!
Buscamos diálogos saudáveis para além dos familiares e amigos. Usamos palavras respeitosas, solidárias, bem como usamos metáforas, analogias, citações e referências capazes de envolver, para conectar pessoas de formações, culturas e personalidades diversas no trabalho de tornar o bairro melhor. 


Fazenda comunitária - cantinho rural de vivências e convivências
É mais do que um espaço onde crescem flores, hortaliças, plantas medicinais, árvores frutíferas e que tem um bebedouro para animais e um tanque-reservatório combinado com criação de peixes na Praça Quincas Borba. É um cantinho rural do bairro que tem promovido encontros, trocas ideias, alegrias com diversas expressões artísticas e culturais e amizades.

História local
Usamos o nosso poder e privilégio para selecionar o que importa e o que é  digno de registro para nós e para a comunidade em geral. Bebemos na fonte fantástica de informações históricas para criação de nossas ações e projetos comunitários.

Agimos com o coração, a cabeça, os pés para guiar e as mãos simultaneamente de maneira equilibrada. E você pode se juntar a nós se isto for o seu desejo.

O sentir, o pensar, o andar e o fazer equilibrados.

0 comentários:

Postar um comentário