(21)99125-6012

Projetos práticos

Fazemos coisas acontecerem 

Transformando utopia em realidade em plena Cidade do Rio de Janeiro

O nosso bairro é um pouco aquilo que fazemos dele. Trabalhamos na base de que se esperarmos que a Subprefeitura se envolva em questões como preservação das características do bairro-jardim e estímulo às manifestações culturais, estaremos esperando que o inferno congele. E uma só pessoa não adianta. Então, trabalhamos juntos.

A revolução já está acontecendo no bairro. Não estamos esperando por um messias político, por um salvador da pátria. Para além dos discursos, saímos da zona de conforto e agimos. O nosso desejo de tornar o Jardim Sulacap resiliente e mais sustentável deixou de ser uma bela imaginação quando saiu do papel.
As nossas práticas, simples e até óbvias são respostas aos desafios globais que respeitam as caracteríticas, as necessidades e interesses da comunidade e dão oportunidades paras as pessoas se conectarem a si mesmas, uns aos outros e à comunidade. 
O que as pessoas estão fazendo para preservar as características urbanísticas de bairro-jardim e torná-lo melhor é o que vamos mostrar agora. Esperamos que você se anime e fique inspirado a fazer parte da solução.

Identificação das necessidades do bairro
O primeiro passo para ajudar tornar o bairro resiliente e mais sustentável é identificando as necessidades, desejos e sonhos da comunidade, considerando como elas podem ser atendidas.
Coerência das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Com o levantamento das necessidades locais e globais, ajudamos aumentar a coerências das políticas e a reforçar a nossa resiliência.


Horta comunitária


No pedaço rural do Jardim Sulacap na Praça Quincas Borba, trabalhando juntos, sulacapenses e amigos mantém o espaço verde, inclusivo, cultivam alimentos de forma orgânica e de tal modo que melhora as condições de vida da biodiversidade de plantas e bichos, melhora a paisagem do lugar e promove a segurança comunitária, além de preservar a caracterítica de bairro-jardim.
 Saiba mais.

Floresta de alimentos

Reimaginamos o nosso bairro com árvores frutíferas em diversos espaços, onde é possível tê-las. Fazendo parte do esforço de plantios de árvores, que busca encantar os olhos, tornar o bairro resiliente (capaz de encarar crises) e evitar futuros difíceis.

Aproveitamento de resíduos vegetais



Folhas, gramas e outros resíduos vegetais viram cobertura para o solo e adubo orgânico, em vez de irem para o aterro.

Economia local
Estamos aprendendo que a economia enraizada no local, na criatividade, no bem-estar e na felicidade da comunidade está com a gente.
Os eventos, as festas, a agricultura comunitária e a recuperação dos ecossistemas trazem a chance para produzir coisas saudáveis e mover a economia local. Isto tem gerado orgulho pelo lugar e melhorado o bem-estar e gerado muitas felicidades. Acesse.

Eventos festivos e culturais 
Junina, 22 de junho 2019.
Quem disse que para tornar o bairro resiliente e mais sustentável não pode ser alegre e divertido? Estamos nos livrando das caras de carrancas e trazendo expressões mais leves. Não ignoramos a importância da celebração na criação da cultura saudável.
Para comemorar as nossas conquistas, a diferença que estamos fazendo aqui e agora, o equilíbrio da vida, o lazer e criar parcerias, organizamos eventos atraentes, revigorantes e relevantes para a comunidade com comes e bebes. 
Almoço na horta, 30 março 2019.
Almoço comunitário, festa junina, festa da primavera e outras festividades mobilizam e animam os voluntários e a comunidade. 
Festa da Primavera, 2019.

Passeio nas trilhas, visita ao laguinho, brincadeiras, contação de histórias e projetos que conectam pessoas e que permitam que elas sintam orgulho e segurança em seu bairro. Tudo isso contribui para a qualidade de vida e o bem-estar coletivo. Acesse.




História do Jardim Sulacap
Preservar, valorizar e propagar a nossa história e fortalecer as práticas que contribuem para tornar o mundo melhor importa. 

Nunca foi tão importante entender as mudanças que já sofremos e que estamos sofrendo hoje, bem como o que permanece. Acesse.


Segurança comunitária
Os dados do Instituto de Segurança Pública não deixa tão animados os responsáveis ofertar o serviço de segurança pública - policiamento ostensivo - no bairro. Assaltos acontecem sem muito frequência, mas acontecem e, no entanto, a prevenção do crime é o que se quer.  Ocupação de espaços públicos com hortas, eventos comunitários e conexão entre moradores é o que a JSBS faz, apoia e contribui para a melhoria da segurança comunitária no bairro. 

Educação para Jardim Sulacap mais sustentável
Estimulamos boas ações e buscamos sensibilizar através de exemplos.
Passamos o que fazemos para a próxima geração. Imagine se todos nós morrêssemos agora e o conhecimento coletivo do projeto comunitário fosse perdido.
Criamos espaços para que as pessoas vejam, sintam, se envolvam e se conectem a outras pessoas, ao mundo natural e a algo histórico e emocionante. Saiba mais

Compartilhamento de informações 
Compartilhamos orgulhosamente informações relevantes para as pessoas compreenderem o bairro e tomarem melhores decisões. Informações sobre o perfil dos moradores e do bairro ajudam os nossos vizinhos e outras pessoas a praticar a cidadania, aliando-se aos objetivos do JSBS de preservar as características de bairro-jardim, atender as necessidades dos sulacapenses e tornar o Jardim Sulacap mais sustentável.



Participação e Envolvimento comunitário


Participação e envolvimento dos moradores são fundamentais para o sucesso de qualquer projeto comunitário. 


O espaço rural na Praça Quincas Borba é um lugar no bairro onde podemos ficar e conversar com os vizinhos, fazer amizades e se unir para comer o que se planta. Um lugar de encontros, de festas, de diversão e para quem deseja manter a cultura de cuidado, focado na conexão consigo mesmo, com outras pessoas, com todos os demais da natureza e com algo histórico e emocionante que está acontecendo. Acesse.

Em tudo o que fazemos utilizamos cabeça, coração e mãos. E você pode se juntar a nós se isto for o seu desejo.

Equilibrar e fazer

Você pode esperar o governo chegar...
Mas se ele não vier? Sim, talvez ele possa até chegar, mas pode ser tarde demais, ou bem próximo às eleições, com os bolsos cheios de soluções esparadrapos. 
Se quiser construir utopias, basta acreditar que é possível e lute. Fique de olho nos bons exemplos. E, então, vá transformar o mundo começando na sua rua, no seu quarteirão ou no seu bairro.

0 comentários:

Postar um comentário