(21)99125-6012

21 julho, 2015

Benefícios das atividades físicas ao ar livre e junto à natureza

O esporte, lazer e recreação junto à natureza é coisa séria para todos nós.

Os benefícios das atividades junto à natureza têm papel muito importante na vida das pessoas, principalmente na vida das crianças num mundo cada vez mais digital, em que os celulares e computadores ganham a atenção.
A natureza oferece vários e excelentes serviços a todos nós. Veja alguns bons motivos para você trilhar até, por exemplo, o pico do Morro da Caixa D’Água:

Estimula sentidos
O contato com o verde proporciona melhor desenvolvimento, estimula os sentidos e concretiza as experiências de muitos ensinos teóricos que os jovens recebem na escola. A percepção dos cinco sentidos fica aguçada durante a caminhada a pé pela mata: o tato, o olfato, a visão, o paladar e a audição.

Junta vivência na natureza com conteúdo acadêmico
As escolas são responsáveis por apresentar um conteúdo pedagógico bastante rico aos alunos. As atividades na natureza são complementares – afinal, todas elas estão atreladas a matérias como geografia, física, comunicação e biologia. 
A natureza proporciona a vivência que completa o conteúdo pedagógico em sala de aula, reforçando a compreensão das aulas e ampliando o alcance da educação escolar.

Experiência social e interpessoal
Com as tecnologias digitais, como celulares, computadores, smartphones, as pessoas, especialmente as crianças, estão ficando mais distantes das vivências interpessoais. As atividades na natureza oferecem esta experiência social e comportamental, educando as crianças a respeitarem a si mesmo, ao próximo e à natureza.
Além de proporcionar maior participação na vida em sociedade, atua na harmonização dos “impulsos humanos”, desgastados pela árdua rotina de trabalho ou mesmo pelo esforço em tornar-se sociável.

Experiências em equipe
O trabalho coletivo é muito importante. As atividades de natureza pode trazer esse benefício. Imagine a cena durante uma caminhada, por exemplo: pessoas dando as mãos para subir um trecho do Morro.

Benefício à saúde
Respirar ar puro, se exercitar e ter a sensação de bem-estar fora do asfalto são alguns excelentes motivos para levar as pessoas para a natureza.

Benefício à economia
Na crise como a que estamos passando, não precisamos deixar de se divertir, passear, desestressar para economizar com supérfluos. O passeio junto à natureza é uma opção barata, contribui coma geração de renda e a proteção ambiental, além de promover uma vida mais saudável, com menos gastos com exames e remédios. Além disso, para os sulacapenses, não há o gasto com transporte.

0 comentários:

Postar um comentário