(21)99125-6012

21 julho, 2015

Pequenas e grandes corrupções devem ser combatidas

Pequenas atitudes corruptas no dia a dia validam grandes atitudes corruptas.

Muita gente, com toda razão, é contra as corrupções no governo. Porém, fecham os olhos para as pequenas corrupções do dia a dia, toleram. Para os outros, querem justiça rápida. Para muita gente, sempre há um jeitinho e a expressão "você sabe com quem está falando?" sai da boca dos "espertos".

O motorista é corrupto quando estaciona o carro na calçada. O visitante de um parque ou praça é corrupto quando arrancam plantas e jogam pedras nos animais. O aluno é corrupto quando depreda a parede, porta, bebedouro da escola. O morador é corrupto quando descarta seu móvel velho na beira do rio. 

Assim, há vários tipos de corrupções com que defrontamos. Em geral, as pessoas se preocupam com as grandes corrupções e deixa de lado as pequenas corrupções do dia a dia. 

No entanto, se o objetivo de um bairro (cidade, país) é evoluir rumo à sustentabilidade e ao bem-estar comum, todo e qualquer tipo de corrupção deve ser combatido e condenado, independentemente de sua origem (governo ou cidadão comum, não importa quem seja) ou grandeza (pequeno, médio ou grande, não importa o tamanho da corrupção).

Assuma compromisso com os valores sustentáveis para reduzir os impactos negativos gerados pelas atitudes corruptas.
Os valores sustentáveis devem estar introjetados dentro de nós. O compromisso com os valores fundamentais (como respeito ao próximo, respeito ao meio ambiente e responsabilidade para com todos) pode viabilizar o combate às corrupções a partir de esforços isolados e iniciativas de grande mobilização dos moradores. 
Carro na calçada, por exemplo, demonstra um verdadeiro desrespeito a vida alheia, irresponsabilidade, imprudência, além de uma tremenda falta de educação. Mostra visivelmente a incapacidade de algumas pessoas de obedecer por si só uma das regras mais simples de convivência entre pessoas civilizadas para viver juntas.

Além de abalar relacionamento com vizinhos, as atitudes negativas geram mais injustiça social, mais conflito, mais insegurança na sociedade e, com isso, mais gastos para prevenir e combater as atitudes negativas. Conviver bem depende de nossa atitude como morador. É difícil entender isso!?

Um jeito de começar a mudar é (1) rever ações e identificar fatos positivos e negativos; (2) voltar atrás e reconhecer o erro; e (3) tomar atitudes corretas no dia a dia.

0 comentários:

Postar um comentário