(21)99125-6012

15 fevereiro, 2016

Renda não é suficiente sem serviços socioambientais e práticas sustentáveis

Conciliar geração de renda com práticas sustentáveis é desafio para o futuro do bairro Jardim Sulacap.

A renda média familiar do bairro foi de R$ 4.195,00 em 2010. No período, 88 % dos moradores tinham um modo de vida capaz de assegurar suas necessidades básicas (moradia, comida, transporte, entre outros).
Porém, renda não é suficiente sem os serviços sociais e ambientais, como geração de ar puro, captura de CO2, descarte e coleta adequado de lixo, segurança pública, educação e tratamento de águas fluviais. Não faz diferença, pois as mesmas coisas ocorrem com quem tem renda alta ou baixa.
De nada adianta ter renda se todos estão sujeitos a sofrer todo tipo de violência, injustiça, desrespeito e a serem assaltados assim que pisarem na rua.
Todos sofrem! Tudo acontece a todos. Todos nós repartimos um futuro comum.
De nada adianta ter renda e morar numa mansão se tudo ao redor é um lixão, um ambiente insano e insalubre.


O mosquito Aedes da dengue, do zica, chikungunya está para todos. Assim como está os efeitos das mudanças do microclima e das emissões de CO2 na região.
Muitos moradores sabem o que é poder viver cercado de bens de consumo e, ao mesmo tempo, sob a frequente ameaça de perder tudo numa enchente. 


Além de saber gerar renda temos que ser capazes de conservar os serviços sociais oferecidos pela gestão pública e conservar, recuperar os serviços ambientais oferecidos pela natureza. 
A renda é proteção, mas não devemos omitir os serviços socioambientais e nem, muitos menos, deixar de praticar o respeito, a justiça, a responsabilidade para com as pessoas e para com o meio ambiente ao nosso redor. Não precisamos esperar as coisas ficarem pior para agir.

Os problemas são de todos e não dá para uma pessoa ou organização resolver tudo sozinha. Por isso tudo, é preciso agora ajuntar forças (moradores, empresas, universidades, governos, associações, ONG’s e outros). Se cada família hoje pensar além do seu quintal e contribuir para que todos caminhem juntos rumo a um bairro mais equilibrado, usufruiremos melhor das coisas que compramos com o suor do trabalho ao invés de caminhar rumo a um futuro incerto, com graves consequências.

Pequenas histórias - As boas práticas do passado servem para serem usadas hoje e os erros para refletir e voltar para o caminho que nos ajude no futuro 

No passado, nos anos 1700, com toda riqueza e prestígio a família dos Afonsos sofreu com a terrível crueldade da Inquisição. A maldade do tribunal estava para com todos os primeiros moradores da região.

Nos anos 40-50, foi criado e construído um bairro jardim de classe média que alia serviços sociais com uma infraestrutura verde (praças, jardins, canteiros), que permite a cada família conciliar suas rendas com as práticas de conservação socioambiental e com as práticas de tolerância, justiça, respeito e de responsabilidade para o futuro que queremos e precisamos.



0 comentários:

Postar um comentário