(21)99125-6012

17 junho, 2015

Economia sustentável agora

O momento é de agir


Estamos vivendo um momento crítico na economia. É preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos negativos de hoje sobre as gerações de agora e sobre as futuras gerações.


Ter condições de sustentar às necessidades básicas, como comida, água, energia, morada, é fundamental. Sem condições econômicas, não há sociedade sustentável. Em época de crise, os comportamentos irracionais surgem, a violência aumenta, nas casas, escolas e nas ruas.
Neste momento, em 2015, todos nós temos como contribuir - direta ou indiretamente - para que todos caminhem rumo à sustentabilidade e ao bem-estar comum. Não é bom para ninguém ter famílias e empresas endividadas. 

Atitudes individuais e coletivas, como andar de ônibus ou de bicicleta para cortar gastos com carro, comprar coletivamente e usar encartes para pedir descontos nos mercados, explorar mais as praças e outras áreas do bairro para substituir o lazer mais caro, são fundamentais. Fazer pesquisa de preço para verificar se vale a pena ir tão longe em vez de comprar no mercadinho do bairro também é fundamental. 
Vale tudo para economizar água, energia, combustível, contribuindo na economia doméstica e, de quebra, também contribuindo no sustento dos empregos locais e na economia dos recursos naturais.

Pressionar os órgãos do governo para que façam o dever de casa, como gerar emprego e reduzir gastos sem deixar de ofertar os serviços à população, é  fundamentalAs empresas locais também devem assumir uma postura de responsabilidade, trabalhando de dentro para fora, com adequação da forma de trabalhar para economizar mais.
Também é crucial envidar conjunto de esforços da sociedade organizada. Cada um precisa e deve fazer a sua parte. Como a JSBS que, além de informar e gerar conteúdo para aumentar a consciência sobre questões socioambientais, realiza campanhas para sensibilizar, mobilizar e engajar todos num esforço conjunto em prol de uma economia para o desenvolvimento sustentável local. Em bairros inteligentes, as pessoas e as organizações vão além das palavras, agem e enriquecem juntas.
Tudo isto deve ser feito agora. A sociedade e o meio ambiente já nos manda sinais de alerta. Os facões estão comendo soltos nas ruas. Não empurre para a próxima geração o que devemos fazer hoje, porque para onde nós vamos, na sepultura, não vamos precisar de conhecimento, nem de renda e nem de trabalho para sustentar as nossas necessidades.





Trabalho e renda agora


0 comentários:

Postar um comentário