(21)99125-6012

22 maio, 2016

Dia Internacional da Biodiversidade

22 de maio: Dia da Biodiversidade

O Dia da Biodiversidade, celebrado no 22 de maio, tem como objetivo ampliar a compreensão e a consciência acerca das questões de biodiversidade. 

Tucano de bico preto em um vale atrás do Jardim da Saudade, 2012. Foto do morador Aisse Gaertner.
A biodiversidade é a base da saúde do Planeta e tem impacto direto sobre a nossa vida. Na incrível teia da vida, cada espécie de plantas, animais, microrganismos tem a sua função.  O nosso patrimônio natural é composto por plantas, animais, terra, água, a atmosfera e os seres humanos! Juntos, fazemos todos parte dos ecossistemas, o que significa a falar que, se houver uma crise de biodiversidade, nossa saúde e meios de subsistência também entram em colapso.
Os sulacapenses, como boa parte dos cariocas, têm um forte sentimento de orgulho pelo meio ambiente e pelas belezas naturais. Sabem da importância da proteção do meio ambiente e da floresta. 
No entanto, raramente, os governos - que deveriam dar exemplo - consideram os benefícios econômicos e sociais da natureza em suas políticas e atividades. Isso está levando à destruição dos ecossistemas naturais e compromete o nosso futuro.
Grande desmatamento da floresta de Mata Atlântica e exploração ilegal de saibro para as obras de legado olímpico no Rio de Janeiro.
Sobre o tucano
O tucano é uma ave da família Ramphastidae. O tucano da foto é da espécie tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus ariel), que costuma medir 46 cm, tem plumagem negra, garganta laranja e amarelo, peito vermelho, bico preto com detalhe de cor amarela na base e contorno dos olhos vermelho. 
Ave muito bonita que causa admiração aos olhos de quem o vê. Vive em pequenos bandos. São grandes dispersores de sementes. Além de sementes, comem insetos, ratos, ovos e filhotes de outras aves.
Na época da reprodução, a fêmea – a “tucana” - bota cerca de quatro ovos e fica chocando os ovos cerca de 20 dias. O macho alimenta a fêmea neste período. Os ninhos são construídos em árvores. Tucanos não são animais migratórios. Se deixarem, podem viver uns 40 anos.

0 comentários:

Postar um comentário