(21)99125-6012

08 abril, 2016

Locais naturais/especiais

Consideramos locais naturais e locais especiais do bairro que tenham aspectos naturais relevantes como beleza cênica, natureza preservadas, ou pelo menos razoavelmente preservada, e localização privilegiada. Também aquele lugar que tem aspectos históricos, arquitetônicos e de beleza relevante, que justifiquem a sua divulgação.


Parque da Pedra Branca - Maior Parque urbano do Planeta 
O Parque da Pedra Branca protege o maior trecho de Mata Atlântica do em área urbana do Brasil, com 12.393,84 hectares. Só isso já é suficiente para fazer do parque um lugar muito especial, mas ele é mais do que isso: há vários atrativos para atividades científicas, educativas, recreativas e turísticas.
Dono de uma natureza fascinante, o Jardim Sulacap é um lugar privilegiado. Ele possui 4,1 km2 (52%) do seu território de patrimônio mundial.

Vista do Morro da Caixa D'Água.
O Morro virou sala de aula no Dia do Meio Ambiente, 1993.


A Trilha Transcarioca, que cruza os Morros Valqueire e Caixa D'Água, é um elemento de uso público que serve como ferramenta de conservação do Parque da Pedra Branca.



Aqueduto do Catonho: "Obra do século"
Aqueduto do Catonho é a parte visível da Adutora Veiga Brito ou Túnel do Lacerda, antes Adutora do Guandu, considerada a “obra do século” e tinha como perspectiva abastecer a população até o ano 2000. 


Seu percurso tem aproximadamente 34 Km com partes escondidas e outras expostas, iniciando na Elevatória do Lameirão (Santíssimo), cruzando o Jardim Sulacap e outros bairros, até o Jardim Botânico. A ponte-canal supera os 13,2 Km da Ponte Rio-Niterói e o trecho em Jardim Sulacap foi inaugurado em 1965.
Das três pontes-canais existentes, a maior é a do Catonho, com 246 metros de extensão e um declive de 0,84 metros. Após o Catonho, o aqueduto segue em direção a Praça Seca, indo pelo subterrâneo até o Jardim Botânico. Saber mais

0 comentários:

Postar um comentário