(21)99125-6012

05 março, 2016

O QUE É ECOSSISTEMA (OU SISTEMA ECOLÓGICO) LOCAL?

Quem trabalha sério com a sustentabilidade quer ver o ecossistema saudável, equilibrado e harmonioso. Mas, afinal, o que é ecossistema (ou sistema ecológico) local? Qual a sua importância?




Uma rede pulsante e complexa vital.

Pessoas, animais, plantas são componentes bióticos. Chuva, calor, luz solar, umidade do ar, etc. são componentes abióticos do ecossistema. No conjunto de seres vivos, nós fazemos parte da HUManidade. Na comunidade humana, cada um desempenha o seu papel. Quanto mais diverso for o ecossistema, melhor e mais equilibrado e saudável.

Num ecossistema, a perda de qualquer componente afeta todo o ecossistema. A perda da biodiversidade de animais e de plantas, por exemplo, afeta a mim e todos demais moradores. 
Não importa se é pobre ou rico, biólogo, lixeiro, mobilizador social ou estrategista para a sustentabilidade urbana, honesto ou desonesto, criança ou adulto, cristão ou não cristão, do Jardim Elisa, da Pça. 24, da Pça. H ou do Loteamento. Todos nós estamos vulneráveis a pragas e doenças. Todos nós somos afetados com a degradação do meio ambiente e com a perda da biodiversidade. É o nosso futuro comum.

Agora, todos nossos desafios podem ser facilitados num ecossistema maduro, onde as capacidades focam as questões-chave. As questões e discussões inúteis são rejeitadas porque não ajuda na transformação ou aperfeiçoamento. Isso pode significar diversidade de habilidades e capacidades de realizar coisas em favor da sustentabilidade:
  • do meio ambiente (gestão ambiental. manejo arbóreo, jardinagem, proteção à biodiversidade, ação contra alterações microclimáticas, etc.);
  • da sustentabilidade social (educação, segurança pública, saúde, etc.);
  • da economia (geração de empregos verdes, agricultura sustentável, gestão de resíduos, entre outras atividades compatíveis); e
  • da estratégia para implementação das ações prioritárias (ciência e tecnologia, mobilização e comunicação, gestão de recursos, gestão ambiental e sustentabilidade).
Uma comunidade inovadora e criativa é capaz de atrair bons projetos e pessoas capazes de fazer a diferença para as coisas acontecerem.

Por isso, no ecossistema Jardim Sulacap, temos que trabalhar juntos na mesma linha de pensamento, rumo a um mesmo objetivo. É o que chamamos de coesão entre os moradores. 
Afinal, se o nosso destino é comum, não faz sentido cada um de nós da comunidade caminhar em diferentes direções. É como se num jogo de futebol, cada jogador estivesse sem o objetivo comum. Que rumo o Jardim Sulacap vai tomar? 
É para isso que serve a educação, a produção e a transmissão de conhecimento. Para criar pessoas capazes de conviverem de forma equilibrada e harmoniosa.

Fortalecer o ecossistema, portanto, deve ser um esforço de todos nós da comunidade Jardim Sulacap. Não adianta viver reclamando e procurando culpados pelo caos em diversas áreas. A omissão não é a melhor arma, nem o ataque verbal para enfraquecer grupos de moradores que lutam para o bem comum. 
Sem objetivo comum, sem habilidades complementares e sem harmonia só demonstramos que não somos moradores unidos e coesos. Ou seja, nosso ecossistema é imaturo. 

Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos (Albert Einstein).

Pense de novo!

A JSBS se esforça para fortalecer o nosso ecossistema Jardim Sulacap. De que lado você está nesta luta? Dos que fortalecem ou enfraquecem os moradores?

0 comentários:

Postar um comentário