(21)99125-6012

22 maio, 2015

Parque Ecológico Jardim Sulacap


O Jardim Sulacap tem entremeado em sua malha urbana várias áreas verdes (jardins, praças, canteiros) e é rodeado por trilhas e espaços perfeitos para diversas atividades ao ar livre. Abraçado pela floresta do Parque da Pedra Branca, o Jardim Sulacap tem a chance de preservar todos os serviços ambientais que um ambiente saudável é capaz de oferecer gratuitamente. 
Criado em 1974 para proteger o meio ambiente, a biodiversidade, conter desmatamento e manter serviços ambientais para as pessoas, o Parque da Pedra Branca é um grande patrimônio ambiental de todos os cariocas. O pulmão verde do município do Rio. A maior floresta urbana do planeta, pois é um colosso verde de 12.500 hectares. 
O que muitos não sabem é que o bairro tem sido alvo constante de pessoas que buscam por aventura. Mesmo sem infraestrutura, equipamentos e serviços públicos (como guias, guardas florestais). São verdadeiros caçadores de belas imagens e de emoções de vários lugares do Rio de Janeiro.

Pensando nesta demanda e na proteção da natureza, a JSBS apoia a criação de um parque ecológico na Unidade de Conservação do Parque Estadual da Pedra Branca.

O patrimônio natural em Jardim Sulacap abriga corpos d’água (nascentes, riachos), trilhas, plantas e animais silvestres que estão frequentemente ameaçados. A unidade de conservação sofre pressão imobiliária, sofre com as práticas esportivas insustentáveis e desordenadas que geram enormes cicatrizes nos morros, além de sofrer impacto com a obra da Transolímpica.

A instalação de infraestrutura, equipamentos culturais e serviços seria uma forma de cuidar do Parque da Pedra Branca e de oferecer espaços adequados às pessoas, com mais segurança, controle de visitação, locais definidos para não causar impactos negativos à conservação dos atributos que o parque busca proteger. 
Além de ajudar a manter a biodiversidade e serviços úteis como a manutenção e renovação de solo, controle de erosão, produção de ar puro, regulação do clima e outros serviços ambientais gratuitos gerados pela UC Pedra Branca a toda sociedade, poderíamos fomentar uma economia verde na região. O Parque Ecológico Jardim Sulacap estimularia o desenvolvimento econômico com a geração de emprego, renda e inclusão social. 

0 comentários:

Postar um comentário