(21)99125-6012

06 outubro, 2015

A hora e a vez da educação para a sustentabilidade

Educação para a sustentabilidade é um trabalho focado no ser humano, gerando atitudes sustentáveis antes que seja tarde demais


A educação para a sustentabilidade é essencial para colocar o bairro na rota da sustentabilidade. Muito além de proteger as árvores, ela ajuda os alunos a mudar hábitos (de consumo, locomoção, moradia, descarte de lixo) e, assim, gerar impactos positivos para si mesmo e para os outros.
Educação para sustentabilidade significa incluir as questões que mais incomodam os moradores no bairro na pauta das famílias, escolas e organizações.

Acessibilidade urbana
A falta de itens básicos de acessibilidade, como rampas, canteiros rebaixados e sinalização, é uma dessas questões-chave que deve ser incluída no ensino e aprendizagem. No bairro, 99,40% dos moradores não têm rampas de acesso ao redor de suas casas. É preciso adaptar os espaços para as pessoas.

Na Av. Albérico Diniz, canteiros sem rebaixamento para travessia dos pedestres.
Descarte de lixo
Todos somos responsáveis pelo lixo, mas alguns moradores demonstram problema que vai além da falta de educação formal, revelando mau hábito cultural de querer se desfazer o mais rápido possível do seu lixo, sem pensar nos impactos negativos gerados.
Os problemas gerados pelo lixo na rua são vários, como doenças transmitidas por ratos, baratas, moscas, mosquitos; gera inundações; chorume, que é o líquido malcheiroso e nojento; poluição do ar e poluição visual. O aspecto de bairro abandonado aumenta a sensação de insegurança para todos.

Na Av. Carlos Pontes, o descarte é frequente. Lixo espalhado contribui para tirar o bairro do caminho da sustentabilidade. 
No bairro, a coleta de lixo é regular (terças, quintas e sábados) e há até coleta seletiva. Para descarte de móveis, colchões, entulhos e outros itens, o morador pode ligar para o 1746. Assim, não podemos atribuir o problema a falha do sistema de coleta de lixo. Se cada um fizer a sua parte, o problema pode ser amenizado.

Segurança pública
A desordem e a sujeira urbana além de aumentar o número de pessoas que joga lixo nas ruas pode elevar ações criminosas. 
É a teoria das janelas quebradas. Uma rua toda deteriorada e cheia de lixo provoca mais desordem, induz ao vale-tudo. Cada pequeno delito reafirma e multiplica essa ideia, até a escalada de ações cruéis. Nesse sentido, se os pequenos delitos ou infrações tão logo não forem reprimidos, eles podem gerar um retrocesso, trazendo mais condutas públicas incivilizadas.

Ações sustentáveis gera ações sustentáveis
A boa notícia é que ações sustentáveis gera ações sustentáveis. Para minguar as ações insustentáveis, a educação baseada nos valores e princípios que podem ser fortalecidos culturalmente é uma saída, fornecendo para as pessoas de todas as idades as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para orientar suas ações no caminho da sustentabilidade. Por isso, ensinar as crianças desde cedo a serem sustentáveis é fundamental para torná-las cidadãos conscientes e preocupados com os problemas que são de todos nós.

As calçadas, a ciclovia, as praças, as trilhas dos morros, entre outros espaços públicos da região são espaços úteis para compartilhar ideias, saberes, experiências, confrontar teoria com a realidade e estimular o protagonismo, o respeito a vida alheia, a responsabilidade para com as pessoas e para como meio ambiente. Se você é um educador profissional proponha ações que promovam atitudes sustentáveis alinhadas às necessidades e aos desafios reais do cotidiano.

Então, todos ajudem e defendam a educação para sustentabilidade em Jardim Sulacap para aumentar a frequência de comportamentos capazes de gerar um futuro mais sustentável. A hora é agora, vamos fazer a diferença juntos! É preciso um esforço coletivo, antes que seja tarde demais.

0 comentários:

Postar um comentário