(21)99125-6012

07 julho, 2015

HISTÓRIA - Mobilização em prol do bem comum

No passado, a participação das pessoas nas causas de alto impacto social ajudaram a mudar cursos de situações de riscos e de fraquezas em diferentes áreas da vida.

Mobilização social é essencial para o fortalecimento dos cidadãos (ativos, conscientes e participativos) e para a construção de uma sociedade democrática. O engajamento toma forma quando as pessoas têm seus interesses despertados, se identificam com os valores e práticas e se enxergam como parte de um todo, capazes de mudar certos cursos de situações.

Na região, achamos algumas formas de participação das pessoas em causas de interesse social em diferentes épocas, como:
  • As reuniões secretas dos moradores de cristãos-novos por causa da Inquisição nos anos de 1700 na Fazenda dos Afonsos;
  • A formação do grupo de voluntários da Invernada dos Afonsos em socorro aos moradores afetados pela gripe espanhola em 1918; 
  • A criação da União Beneficente dos Lavradores da Fazenda dos Afonsos em prol de conforto moral e material e para se defender da empresa locadora dos sítios em 1929; 
  • A criação da Associação dos Amigos do Jardim Sulacap para serem atendidos com serviços públicos adequados (como transporte público, abrigo de ônibus, água, limpeza urbana, pavimentação, criação de praças para lazer adequado) em 1958.



0 comentários:

Postar um comentário