(21)99125-6012

20 maio, 2015

Chance para utopia de Ebenezer Howard

Por Emilson Moreira

A História nos ensina que há dois tipos de ações: a que preserva a realidade, mantendo o status quo; e a que muda, transforma a realidade ao redor conforme às novas exigências. 

Hoje, a realização prática do desenvolvimento sustentável depende de ações capazes de transformar a realidade atual com a ousadia de Ebenezer Howard (1850-1928). Em 1898, o pré-urbanista almejou uma cidade que ainda não existia, mas que havia possibilidade de se tornar real. 

Fonte: http://www.bbc.co.uk (2015).
A cidade-jardim de Howard foi certamente uma utopia, mas não uma utopia da fantasia, do não-lugar, mas uma utopia concreta que buscava as possibilidades efetivas que estavam latentes e ainda não realizadas. Não era uma mera idealização, um sonho impossível, mas um programa coerente de ações cuja realização era romper os laços da sociedade estabelecida.  
Com adaptações feitas para que os conceitos de sustentabilidade contidos no plano de Haward fossem aplicados, muitas cidades-jardins nasceram da utopia dele. O Jardim Sulacap é um dos tantos bairros que seguiu o conceito de cidade-jardim, que alinha os serviços ambientais (áreas verdes para lazer e recreação, ar puro, beleza paisagística, tranquilidade) prestados pela natureza com os benefícios dos serviços públicos (água encanada, tratamento de esgoto, energia elétrica).
Que não haja dúvida, a sustentabilidade precisa ser inserida como uma discussão definitiva e não como uma questão nova, mas da convivência harmoniosa entre as construções e a natureza, alinhada às necessidades de desenvolvimento social e econômico. 
Precisamos dar chance à utopia de Howard. Precisamos ser a mudança - os protagonistas - que queremos ver no bairro. Precisamos sensibilizar, motivar e mobilizar familiares, amigos, colegas e organizações sobre a necessidade de mudança.
O paradigma de sustentabilidade não é novo, vem sendo construído há séculos. É mais velho do que podemos imaginar. A ação sustentável é mais velha do que a Bíblia, porque sustentar o respeito à natureza, ao próximo e evitar consumismo está registrado em suas páginas e páginas. O valor de cuidar de si mesmo, sem esquecer de cuidar do bem-estar do próximo e do meio ambiente não é, nem nunca foi um modismo, mas é uma questão de sobrevivência mesmo e de perpetuação da espécie humana.
Ainda hoje, através da sustentabilidade, buscamos boas ideias para transformar o bairro dos sonhos dos moradores. Queremos conectar pessoas e organizações dispostas e transformar o bairro para melhor.

0 comentários:

Postar um comentário