(21)99125-6012

28 janeiro, 2018

Ponto de ônibus decente em local adequado

Um serviço público de transporte de péssima qualidade ofertada há anos no Jardim Sulacap com o aval da Prefeitura ainda assombra passageiros

Ponto de ônibus sem abrigo da Estrada Marechal Fontenelle, em 1967 (Correio da Manhã, 12/02/1967).
história do bairro nos mostra que ainda pecamos na falta planejamento e gestão de transporte público, bem como pecamos na falta de participação dos moradores capazes de defender de forma harmoniosa um serviço adequado ao pleno atendimento das pessoas. Muitas discussões não saem do Whatsapp.


Fonte: SNews
Situação atual 
Perceba a situação: Na Pça. H, ponto de ônibus sem abrigo para passageiro se proteger de sol e chuva; sem acessibilidade; sem espaço adequado para embarque e desembarque; e a faixa de circulação de pedestres não fica livre.
O serviço de transporte de passageiro deveria dar prioridade na promoção da qualidade e defesa da vida, oferecendo TRANSPORTE SEGURO, QUE PRESERVE A SAÚDE E A DEFESA DO MEIO AMBIENTE, pelo menos é o que prevê o Decreto36.343/12.
Ponto de ônibus sem cobertura e assento não é, nem de longe, significado de “prioridade na promoção da qualidade e defesa da vida”. É outra coisa.

A NBR 14.022, que trata de acessibilidade em transporte coletivo, prevê que o ponto de ônibus na calçada deve estar integrado com o entorno, respeitando uma faixa livre mínima de 1,20 m em condições de segurança e conforto para circulação de pedestres e cadeirantes, conforme a ABNT NBR 9050. Na falta de espaço, admite-se uma faixa livre de 0,90 metros.

Proposta
Então, para qualquer local definitivo que se pretenda pôr o ponto de ônibus, pense na proposta de um serviço adequado com o objetivo de ofertar um ponto de ônibus decente em local adequado.
Junto com os prestadores de serviço, os sulacapenses devem buscar de forma inteligente e harmoniosa um ponto de ônibus com cobertura, limpo, bem iluminado, organizado, acessível, sinalizado e que respeita o espaço de circulação dos pedestres. 
Não um ponto de ônibus fruto de um assombroso serviço público de transporte coletivo que ainda teimam em oferecer como o melhor do mundo, demonstrando cinicamente o seu descompromisso, seu descaso e seu desrespeito com os usuários. 

0 comentários:

Postar um comentário