(21)99125-6012

20 maio, 2016

Participação e apoio às ações sustentáveis prioritárias

Seja parte da solução

Operários (1933), de Tarsila do Amaral.
De um lado, temos manifestação de várias atividades predadoras, gerando terríveis efeitos sobre o meio ambiente, a diversidade de animais e plantas e sobre a diversidade de moradores. Do outro lado, temos a não participação de quase a totalidade dos moradores na construção de seu futuro.
Porém, devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável baseada no respeito mútuo, no respeito pela natureza, no agir para o bem comum, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. 
Precisamos todos mostrar maturidade, planejar e implementar as nossas próprias alternativas às políticas (ambientais, sociais, econômicas, culturais) vigentes.

Por que alternativas de soluções para nossos problemas devem surgir do berço da sociedade?
Temos bons motivos:
  • Ninguém conhece nossos problemas urbanos melhor do que nós mesmos. A chance de pessoas de fora conheçam a nossa realidade e tenham soluções adequadas é bem pequena;
  • quem sofre as consequências dos eventuais erros somos nós (aqueles que ficam) e não os de fora (aqueles que vão embora depois da obra pronta, por exemplo);
  • querendo ou não, as políticas (ambientais, sociais, econômicas, culturais) impactam nossas vidas. Então, é preciso cobrar dos políticos engajamento e ações para as questões socioambientais no bairro. Mostrando sinais claro de maturidade, precisamos ajudar e fazer projetos e acompanhá-los até a sua execução, uso, proteção, conservação e preservação. 
Cada um de nós (sulacapense de nascimento ou de coração) tem como contribuir para construção de um Jardim Sulacap melhor para todos.

Como posso ajudar?
  • Participe das reuniões da associação de moradores;
  • assine as petições de interesse coletivo;
  • envolva seus vizinhos, amigos na promoção de mutirões de embelezamento do bairro;
  • Atue nos projetos socioambientais do Jardim Sulacap;
  • Monte comissão para acompanhar obras de relevância;
  • questões levantadas por um grupo de moradores e amigos de bairros vizinhos podem ser discutidas num lugar (físico e/ou virtual) comum onde ninguém será hostilizado por expor, compartilhar ideias, experiências e inovações;
  • Proteja as áreas verdes e espaços livres ao seu redor;
  • Não pare com o seu carro na calçada ou em cima de uma praça;
  • não compre saibro de exploração ilegal. Certifique a origem, pois pode ser da extração predatória de saibro do Catonho;
  • Participe e apoie eventos locais que promovam uma vida mais harmoniosa com as pessoas e com a natureza;
  • Divulgue a história e a floresta local, visando despertar o sentimento de pertencimento principalmente das crianças por cada pedacinho do bairro. Com isso, podemos ganhar mais guardiões para que o Jardim Sulacap seja mais bem cuidado.
Somar forças. Participe!

NOSSAS AÇÕES
Além de divulgar a cultura e a história local, sensibilizar e conscientizar, a JSBS identifica áreas de interesse histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, ecológico e científico e ações prioritárias que visam a valorização e conservação da identidade e diversidade da cultura local. Antes, por exemplo, os moradores não tinham reunidos num só lugar informações ambientais, culturais e históricas.
Além disso, nos trabalhos de pesquisa são combinados conceitos de diferentes áreas do conhecimento técnico-científico (viva a inovação e a criatividade!).
Incentivamos a participação dos moradores na transformação urbana e propomos a criação de área de interesse simbólico-cultural e paisagístico, visando conservar áreas em face das ameaças e dos problemas que estão ocorrendo.
Preparamos material para palestra educativa sobre a história local, visando aproximar o coração das pessoas ao coração da Mata Atlântica e de outros pedacinhos do bairro. Ajudamos a fazer projetos urbanos.
Também ajudamos no fechamento de parceria (como acordo de cooperação técnica-científica) entre entidades para criar paisagens onde os tesouros biológico-ambientais e culturais sejam salvaguardados, enquanto os direitos dos moradores sobre os recursos sejam assegurados e ajude a melhorar a vida e aliviar a necessidade.

Plante sustentabilidade. A ira, o ódio, a intolerância, o desrespeito, a promoção do mal-estar, a irresponsabilidade, a desobediência às regras são valores que não combinam com o plantio de jardins floridos e de árvores. O amor combina com a construção do Jardim Sulacap que queremos.


0 comentários:

Postar um comentário