(21)99125-6012

09 abril, 2016

Acessibilidade e mobilidade urbana

Atributo do meio urbano, a acessibilidade é essencial para todos alcançarem os lugares de forma segura e confortável, sem alguém precisar ser carregado no colo por causa dos obstáculos. Apesar disso, a acessibilidade é precária no bairro.

Calçadas, praças, parques, áreas de lazer e recreação e outros espaços públicos são bens comuns destinados à circulação e a convivência social. O uso dos espaços deve respeitar a garantia da acessibilidade e mobilidade de todas as pessoas, principalmente daquelas com deficiência e dificuldade de locomoção (cf. art. 19 do PDDUS).

Pergunta: Qual é a proporção de moradores deficientes e com mobilidade reduzida tem facilidade de se mover pelo bairro, chegar até o ponto de ônibus ou a padaria da esquina, com ajuda das rampas de acessibilidade?

Resposta: Apenas 0,60% dos moradores moram em casas cujo entorno possui rampas de acessibilidade, como bem aponta o nosso indicador. Ou seja, 99,4% dos moradores moram em domicílios cuja face do logradouro não possui rampas de acessibilidade. 
Por isso, a questão acessibilidade é um dos principais desafios do bairro

A nota terrível pode ser pior, porque no quesito acessibilidade só foi considerado o item rampa de cadeirantes, mas como podemos observar ao longo das principais vias do bairro, como a Estrada Japoré, Av. Albérico Diniz e Marechal Fontenelle, não achamos canteiros rebaixados de acordo o padrão estabelecido pela Norma Brasileira ABNT NBR 9050/2004.

0 comentários:

Postar um comentário