(21)99125-6012

13 novembro, 2015

Quem sou eu: decifra-me ou te ignoro

Jardim Sulacap precisa se adaptar às transformações, mas os projetos e obras devem respeitar quem ele é de fato. 



Todos nós temos uma identidade, que define o que somos e quem somos na essência. E o nosso senso de identidade é responsável pelos valores e eles tendem a se agrupar através das culturas. Nossos valores comuns, qualquer que seja: social, econômico, ambiental, devem ser respeitados e não massacrados, inferiorizados, menosprezados ou romantizados. Aliás, quando os fatos e números não sustentam os valores, os fatos são ignorados e jogados fora.
  
A identidade de um lugar é o conjunto de características próprias e exclusivas de um lugar, de um bairro, diferenciando-o de outros. Jardim Sulacap não é Taquara, Valqueire, nem Realengo, Ipanema e nem Barra da Tijuca. Não significa ser pior ou melhor, apenas único, diferente, com seus pontos fortes e fraquezas.

Jardim Sulacap é um bairro residencial planejado e construído segundo o conceito de cidade jardim que tem como proposta harmonizar os benefícios dos serviços públicos e da infraestrutura urbana com os benefícios do campo, como ar puro, clima ameno, tranquilidade, áreas verdes para lazer e diversão, entre outros serviços prestados pela natureza. É um dos poucos bairros da cidade que possui mais de 50% de cobertura florestal.

Ao redor, abraçando o bairro, a Floresta da Pedra Branca presta excelentes serviços ambientais e ecológicos e também contribui para cunhar a identidade local, servindo de lugar para aliviar o estresse da vida urbana.

No bairro, as praças fazem parte da vida dos moradores e contribuem para salvaguardar a identidade localA Praça H, A Pça Mário Saraiva, Pça. Jardim Sulacap (Campo do Muralha), a Pça. Fazenda dos Afonsos, Pça. Quincas Borbas, Pça. Nuno Roland, entre outras são pontos usados para festas e manifestações populares (como as festas juninas, carnaval, desfile cívico, festas religiosas), onde surgem amizades que se fortalecem.

As ruas internas guardam o ambiente com a calma rural e o ar bucólico reforçado pelas casas com quintais que também ajudam fixar a identidade do Jardim Sulacap.

De tal modo, a identidade do bairro deve determinar e guiar as intervenções que fazemos nele para orientar o desenvolvimento sustentável que queremos. Não é o que fazemos que deve determinar quem ele é de fato. Temos que agir contra as contradições que ferem a região.
Proteger a natureza e sua biodiversidade (que somos parte) é defender nossa identidade.

Crise de identidade?!!
Estejamos seguros da nossa identidade: nós somos todos sulacapense!

0 comentários:

Postar um comentário