(21)99125-6012

28 julho, 2018

INCÊNDIOS FLORESTAIS

Queimadas podem contribuir para alagamentos, além de incêndios florestais
Foto: Emilson Moreira/APA do Morro Cachambi

Incêndios florestais frequentes sugerem, entre outros impactos negativos, mais chance de alagamentos por causa de deslizamentos de terras. Além de doenças respiratórias por causa de fumaça, imóveis tendem a se desvalorizar.

Apesar de muitas vezes não se ter certeza sobre a causa (mão do homem ou origem natural), os incêndios frequentes são ameaças que cada vez mais devoram as Áreas de Proteção Ambiental do Valqueire e do Cachambi e a Área de Proteção Integral do Parque da Pedra Branca no Jardim Sulacap.
As queimadas rapidamente se alastram resultando em prejuízos enormes, como:
  • Erosão, perdas de biodiversidade, nascentes secam e a paisagem fica feia;
  • Aumenta a chance de animais invadirem as casas;
  • Sem árvores nas encostas inclinadas, as águas das chuvas podem facilmente arrastar terras para bocas de lobo, bueiros e rios e provocar alagamentos e inundações nas ruas baixas do bairro;
  • Com a fumaça, aumenta chance de doenças respiratórias (como bronquite, asma e renite);
  • Com incêndios e alagamentos, os imóveis tendem a desvalorizar; e
  • Tudo isso compromete a efetividade das áreas protegidas.
Para ajudar a reverter essa triste realidade no bairro, fiscalização mais efetiva, campanha de informação pública, ações de sensibilização, recuperação e uso sustentável das áreas verdes com abordagem inovadora são práticas esperadas.
Ao identificar incêndios nessas áreas, ligue para o Corpo de Bombeiros telefone 193 e/ou para a administração do Parque da Pedra Branca (21) 3347-1786.


0 comentários:

Postar um comentário