(21)99125-6012

28 novembro, 2015

Cuidar dos bichos para proteger o ambiente humano

O que está acontecendo com os animais existentes ao redor da obra da via Transolímpica?


Barulhos constantes, como das explosões e dos caminhões pesados, fazem os animais saírem dos seus endereços. Moradores da Nogueira de Sá dizem que a obra está afugentando os animais para próximo de suas casas, como foi flagrada uma cobra enrolada num galho abocanhando uma ave.


Floresta da Pedra Branca sem fauna
Defaunação aqui significa diminuição da fauna na Floresta da Pedra Branca em Jardim Sulacap. Afugentamento é uma técnica usada para reduzir o impacto de uma obra sobre a vida selvagem. Mas sem dúvida isso gera desequilíbrio ambiental. A perda ou redução acentuada de animais silvestres afeta a todos nós. Por isso, é importante o monitoramento durante a obra, além de tornar menor a interferência na floresta.
Efeitos dominó ecológicos. A defaunação preocupa porque gera uma série de efeitos dominó ecológicos, repercutindo diretamente no funcionamento do ecossistema. Isso significa que podemos perder os serviços ambientais essenciais para nós, como controle biológico, polinização, dispersão de sementes, fertilização do solo, entre outros serviços que a natureza presta.
Por exemplo, a redução do número de cobras aumenta a quantidade sapos e, com isso, reduz o número de insetos, aumentando o risco de extinção de uma espécie. A redução de cobras também faz crescer o número de roedores (como ratos) que podem invadir as casas em busca de alimentos.
Em outras palavras, a redução de bichos na região significa que estaremos mais vulneráveis a pragas e a doenças, além de tornar a vida mais cara por causa dos gastos com exames e remédios, por exemplo.

Floresta da Pedra Branca com fauna
Refaunação significa repor os bichos na mata. A biodiversidade é a base para saúde do lugar e tem impacto direto sobre a vida de todos nós. Portanto, é crucial pensar e agir agora em prol da reintrodução dos bichos na floresta.
Além de criar corredores ecológicos, plantar árvores e recuperar nascentes, é preciso reintroduzir a fauna, considerando o papel ecológico de cada espécie de animal no bioma. Tudo para manter o nosso meio ambiente equilibrado, como estabelece a nossa Constituição.

A natureza oferece vários e excelentes serviços, atendendo as necessidades básicas dos humanos. Ela só precisa de cuidado para cumprir sua função. Ajude!

0 comentários:

Postar um comentário