(21)99125-6012

02 julho, 2015

Educação para sociedade sustentável - Viva a realidade!

Jardim Sulacap como sala de aula é essencial para construir uma geração de moradores conhecedores das potencialidades, dos problemas de todos nós e das opções de soluções


O bairro pode e deve virar uma grande sala de aula. Precisamos estimular e apoiar espaços do bairro como espaços que educam, visando formar uma geração de pessoas capaz de construir diariamente um lugar mais sustentável, mais responsável pelas pessoas e pelo meio ambiente.

Precisamos construir uma geração de pessoas que entendam o lugar onde está inserida, uma geração conhecedora dos desafios local, como a poluição do ar e a falta de infraestrutura de acessibilidade. A educação não pode se limitar a oferecer para cada aluno um estoque básico de conhecimentos. 
Sociedade inteligente conhece a história da sua região, conhece as potencialidades e as fraquezas do bairro.

Experiências que buscarem de forma diferenciada, segundo a realidade do Jardim Sulacap, caminhos práticos irão permitir dar à educação um papel mais amplo de irradiador de conhecimentos para o desenvolvimento local. 

Quanto mais cedo as pessoas, especialmente as crianças, se apropriarem da realidade melhor para todos nós.


É um investimento de impacto positivo, para um ensino mais produtivo para as crianças e também para um adulto que passa a conhecer a história local, os potenciais econômicos, os desafios ambientais, sociais e espaciais.

Pessoas desinformadas não participam, e sem engajamento dos moradores não há desenvolvimento local. Trata-se de fechar desde cedo o imenso hiato entre o conhecimento formal e o mundo onde cada pessoa vive, convive e se move.

Professores, diretores de escola, alunos, lideres de empresas e funcionários articulem com os espaços do Jardim Sulacap que ensina e divulga o conhecimento local. Procure entender a região. Viva a realidade das ruas, praças e dos morros ao redor, procure quem realmente conhece bem o lugar. 

Assim, poderemos ver brotar por toda parte iniciativas inteligentes e sustentáveis, buscando reduzir ao máximo os impactos negativos e, ao mesmo tempo, gerar impactos positivos na vida das pessoas e no meio ambiente.



0 comentários:

Postar um comentário