(21)99125-6012

25 junho, 2015

Biodiversidade é parte da rede que todos nós dependemos para uma vida longa e saudável.


A perda da biodiversidade afeta a mim e meus vizinhos

Mico, maritaca, papagaio, canário, anu, jacaré, teiú, camaleão, gambá, urubu, cobra, insetos diversos, entre outros bichos fazem parte da biodiversidade. A Floresta da Pedra Branca é o principal refúgio da biodiversidade local, mas podemos ver vários animais silvestres circulando pelas ruas, praças e quintais. A foto da família de micos, por exemplo, foi tirada no quintal de uma casa na Rua Vicente Neiva. 
Muitas pessoas não fazem ideia de quanto à biodiversidade animal é vital para todos nós em Jardim Sulacap, como é para todo o planeta. Muitos julgam que o extermínio das espécies não afetará o ambiente local e global. No entanto, a perda da biodiversidade afeta a todos nós. Cada espécie de animal faz parte da grande rede que sustenta a vida na terra. Cada espécie tem a sua função. A perda de alguns serviços que os animais prestam pode ameaçar a nossa qualidade de vida. 
Além de embelezar a paisagem, encantar a nossa vida, os animais ajudam no reflorestamento e protegem a nossa saúde. Os micos da região, por exemplo, prestam ótimos serviços dispensando sementes na natureza, contribuindo para que a Floresta da Pedra Branca retorne a sua plenitude, além de alegrar nossos quintais.

Tá, e aqueles anus que ficam em bando no Jardim da Saudade e arredores oferecem que serviços?

Boa pergunta! Eles se alimentam de insetos, répteis, anfíbios e ovos de outras aves. Portanto, sem as aves ficamos sem o controle natural de insetos e outros bichos, ficamos mais vulneráveis a pragas e doenças.

Banquete dos anus:




É preocupante. Atualmente, a prefeitura só oferece serviço de controle de roedores em domicílio. Por outro lado, a natureza oferece todos os serviços ambientais de controle biológico gratuitamente. Só precisamos cuidar da natureza em troca, para que ela seja capaz de dissolver a transmissão de doenças.

Precisamos, portanto, ir além de se preocupar e agir para arborizar mais o bairro, criar corredores verdes e proteger os animais como um compromisso que todos nós devemos assumir. Isso é vital para a saúde e o bem-estar dos moradores de hoje e do futuro. 


0 comentários:

Postar um comentário