(21)99125-6012

30 julho, 2015

Bairro-Jardim

Cidade-campo: a terceira alternativa

"... cidade e campo devem estar casados, e dessa feliz união nascerá uma nova esperança, uma nova vida, uma nova civilização" (Ebenezer Howard).


A cidade estava chegando nos anos de 1940. Em abril de 1947, o relatório da Sul América informava que tinha sido tomadas todas as providências para executar o projeto urbano Jardim Sulacap e, assim, surgiria um modelo de bairro-jardim nos Afonsos.
O movimento de cidade-jardim de Ebenezer Howard surgiu em resposta aos problemas urbanos e rurais no fim do século 19, para melhoria da qualidade de vida.


Bairro-jardim é uma combinação maravilhosa e harmônica de natureza e área construída, benefícios do campo e da cidade, na mais perfeita harmonia.
Benefícios da cidade: iluminação pública, água encanada, coleta resíduos, transporte, pavimentação, calçadas, entre outros.
Benefícios do campo: belas paisagens, espaço para contato com a natureza, menos calor, pouca poluição do ar, entre outros benefícios ambientais fornecidos pela natureza. 


As áreas verdes, junto às casas com quintais produtivos, deveriam ter hortas, além de uma área agrícola ao redor deveria abastecer a comunidade, absorver os resíduos urbanos e limitar o crescimento urbano, mantendo a escala humana.
Mas o golpe de mestre de Howard veio em suas sugestões para a gestão da cidade-jardim. A comunidade deveria ser autossustentável, autogestionária e autorganizadas.
  • Cinturão verde ao redor. Ao redor, os Morros da Pedreira, Caixa D'Água, Cachambi e Valqueire. 
  • Harmonia entre a natureza e os ambientes construídos. A cada dois ou três quarteirões, uma praça, tais como:
(1) Pç. Pastor José L. de Lacerda); (2) Pç. Fazenda dos Afonsos; (3) Pç. Sulacap; (4) Pça. Quincas Borba; (5) Pç. H (dos Esportes); (6) Pç. Mário Saraiva; (7) Pç. Nuno Roland; (8) Pç. do "U" (entre Av. Alberico Diniz, Rua Severino Vieira e Rua José Sardinha); (9) Pç. da Rua 5 (entre as Ruas Brás do Amaral e Pacheco de Oliveira); (10) Pç. da Rua 24 (entre a Rua Teodoro Sampaio e Mota Maia); (11) Praça Dom Hélder Câmara; (12) Pça entre Av. Marechal Fontenelle, R. Lopes de Abreu e R. Pacífico Pereira; (13) Pç. Pedro Teixeira Mazzoleni (Av. Mal Fontenelle); (14) Pç. entre R. João da Costa e R. 26 (15) Pç. Sem nome entre R. Brás do Amaral e Euzébio de Almeida e (16) Pç. da Rua José Sardinha.


  • Ruas largas. As ruas e calçadas largas, como a do centro comercial, privilegia o pedestre e facilita as entregas de mercadorias. Já as ruas residenciais permitem conservar a calma e a paz necessária. Além disso, há ruas sem saída com sistema cul de sac (arredondamento no fim da rua) na parte da Fazenda dos Afonsos (“loteamento”). 
  • Arborização. Nas vias fornece sensação de ambiente natural e propicia uma melhor qualidade do ambiente com um agradável visual e beleza estética, valorizando e caracterizando o local. 




  • Centro do Jardim Sulacap: tudo num só lugar. O centro de bairro mistura moradias, locais de trabalho, comércio, cultura, esporte, lazer, brincar e aprender, além da natureza da Praça Mário Saraiva. Isso contribui para vitalidade urbana no bairro.



  • Infraestrutura e serviços básicos. Do total, 93,3% da população são atendidos com serviço regular de água; 99,99% tem coleta de lixo; 100% tem acesso a energia elétrica (IBGE, 2010).
  • Qualidade de vida. Segundo IBGE de 2010, a expectativa de vida é elevada, 80 anos. 
  • Diversidade. Vários tipos de casas para diferentes classes sociais é outro princípio que podemos observar. 


Referências

ANDRADE, Lisa Maria Sousa de. O conceito de cidades-jardins: uma adaptação para as cidades sustentáveisDisponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.042/637.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Introdução  à ABNT NBR ISO 14001:2015. ABNT, 2015.

HOWARD, Ebenezer. Cidade-jardins de amanhã. [Introd. Dacio A.B. Ottoni; trad. Marco Lagonegro] São Paulo, Hucitec, 2002. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=aTjH3-4qUwkC&pg=PA37&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false. Acesso: 10/08/2012.

IBGE-INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

URBANIDADES. Ebenezer Howard e a cidade-jardim. Disponível em: http://urbanidades.arq.br/2008/10/ebenezer-howard-e-a-cidade-jardim/

0 comentários:

Postar um comentário