03 julho, 2015

Educação para sociedade sustentável - parceiros do desenvolvimento local

Ninguém faz tudo sozinho. As parcerias são fundamentais para fortalecer e aumentar ações em favor do bem-estar e da sustentabilidade comum.

O conhecimento local pode se tornar matéria-prima de um ensino diferenciado. A comunidade em geral é fonte importante para ajudar a formar uma nova geração de moradores conhecedores do bairro onde vivem, estudam e/ou trabalham e dos desafios urbanos que terão de enfrentar.

No post anterior falamos sobre a importância de inserir a realidade na vida das pessoas de todas as idades. Porém, uma educação que deseja inserir nas suas formas de educar uma maior compreensão da realidade local terá de organizar parcerias com diversos atores sociais que constroem a dinâmica local. 

Empresas, escolas, universidades, ou sistema educacional em geral, terão de articular-se com iniciativas que trabalham com dados estatísticos, com pessoas que conhece bem a realidade local, entre outros atores além da associação de moradores, objetivando disseminar conhecimento e fortalecer os relacionamentos, para ampliar e consolidar resultados e impactos positivos.

A iniciativa JSBS, por exemplo, conhece bem o bairro e seus problemas, conhece também muito moradores antigos e, com isso, pode se tornar uma parceira da transformação necessária para contribuir no processo de inserir a realidade local na agenda e nas atividades dos escolas, empresas, redes, associações, igrejas, entre outras organizações. 
Além de recolher informação, a JSBS se preocupa em valorizá-la e divulgá-la de forma organizada para as gerações de moradores atuais e para as futuras gerações.

Conceitos de sustentabilidade devem estar na agenda

Mobilidade precária para pedestres e cadeirantes, poluição do ar por partículas, revitalização da arborização e ajardinamento, economia sustentável, educação para sociedade sustentável são grandes desafios a ser enfrentados pelos moradores do Jardim Sulacap e são temas da sustentabilidade que a iniciativa trata.

Como inserir um conhecimento local na agenda e nas atividades das organizações se os professores e líderes ainda não têm? Nesse sentido, enquanto se organiza a produção do material de apoio, entre em contato com a iniciativa local e com outros membros do bairro.

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