A perda da biodiversidade afeta a mim e meus vizinhos
Mico, maritaca, papagaio, canário, anu, jacaré, teiú, camaleão, gambá, urubu, cobra, insetos diversos, entre outros bichos fazem parte da biodiversidade. A Floresta da Pedra Branca é o principal refúgio da biodiversidade local, mas podemos ver vários animais silvestres circulando pelas ruas, praças e quintais. A foto da família de micos, por exemplo, foi tirada no quintal de uma casa na Rua Vicente Neiva.
Muitas pessoas não fazem ideia de
quanto à biodiversidade animal é vital para todos nós em Jardim Sulacap, como é para
todo o planeta. Muitos julgam que o extermínio das espécies não afetará o ambiente local e global. No entanto, a perda da biodiversidade afeta a todos nós. Cada espécie de animal faz parte da grande rede que sustenta a
vida na terra. Cada espécie tem a sua função. A perda de alguns serviços que os
animais prestam pode ameaçar a nossa qualidade de vida.
Além de embelezar a paisagem,
encantar a nossa vida, os animais ajudam no reflorestamento e protegem a nossa
saúde. Os micos da região, por exemplo, prestam ótimos serviços dispensando sementes na natureza, contribuindo para que a Floresta da Pedra Branca retorne a sua plenitude, além de alegrar nossos quintais.
Tá, e aqueles anus que ficam em bando no Jardim da Saudade e arredores oferecem que serviços?
Boa pergunta! Eles se alimentam
de insetos, répteis, anfíbios e ovos de outras aves. Portanto, sem as aves ficamos sem o controle natural de insetos e outros bichos, ficamos mais vulneráveis a pragas e doenças.
Banquete dos anus:
É preocupante. Atualmente, a prefeitura só oferece serviço de controle de roedores em domicílio. Por outro lado, a natureza oferece todos os serviços ambientais de controle biológico gratuitamente. Só precisamos cuidar da natureza em troca, para que ela seja capaz de dissolver a transmissão de doenças.
Precisamos, portanto, ir além de se preocupar e agir para arborizar mais o bairro, criar corredores verdes e proteger os animais como um compromisso que todos nós devemos assumir. Isso é vital para a saúde e o bem-estar dos moradores de hoje e do futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário